Início Notícias Manejo eficiente das lavouras contribui para produção recorde de café no Brasil

Manejo eficiente das lavouras contribui para produção recorde de café no Brasil

Manejo eficiente das lavouras contribui para produção recorde de café no Brasil

0
Reprodução

Neste ano, o Brasil deve bater o recorde de produção de café. A estimativa é que nesta safra sejam colhidas cerca de 59,9 milhões de sacas (de 60 quilos) segundo a Conab – Companhia Nacional de Abastecimento. A produtividade aumentou 33% em relação ao ciclo anterior, com a média de 32,17 scs/ha. Além da bienalidade positiva, as condições climáticas e a melhoria do pacote tecnológico nas lavouras impulsionaram o crescimento da produtividade do país.

Para alcançar bons resultados nos cafezais, o agricultor deve estar atento ao monitoramento e manejo integrado de pragas e doenças. O controle da ferrugem é considerado um dos principais desafios para o desenvolvimento da cultura. O fungo pode causar danos de até 50% na produção do café, caso o controle não seja feito corretamente.

Outro ponto de atenção é a incidência da mancha-de-phoma. A doença, dependendo do nível de infestação, pode reduzir a produtividade em até a 20%, causando a perda de peso do grão.

A BASF apresentará ferramentas importantes para o controle das principais doenças nos cafezais durante o 44º Congresso Brasileiro de Pesquisas Cafeeiras, organizado pela Fundação Procafé. O evento, que ocorrerá na cidade de Franca (SP), de 23 a 26 de outubro, discutirá novidades tecnológicas para o setor, resultados de pesquisas e inovações da cafeicultura.

“A BASF busca auxiliar os cafeicultores com as melhores práticas de manejo para aumentar a rentabilidade e longevidade da sua produção. As ocorrências prematuras ocasionadas por doenças nas gemas podem ocasionar a perda completa da floração. Por isso, um bom controle, com um eficiente pacote tecnológico e uma boa resposta de tratamento são imprescindíveis para alcançar altos níveis de produtividade”, alerta Stael Prata, gerente de Marketing de Café da BASF.

Para o período da floração, a BASF possui os fungicidas Cantus®, responsável por inibir a infecção e crescimento dos fungos e Orkestra®SC, eficiente no controle do complexo de doenças nas lavouras de café, garantindo uma boa florada.

Para o controle de ferrugem, a BASF oferece fungicidas altamente eficientes que também auxiliam o incremento de produtividade e qualidade dos grãos: o Opera®, que garante excelência no controle de ferrugem e o Comet®, indicado para impedir a propagação da cercosporiose.

Para próxima safra, em ano de bienalidade negativa, o produtor também deve ficar atento à incidência da broca-do-café. Por isso, a BASF apresentará no evento o inseticida Verismo®. A solução oferece um novo princípio ativo com alta eficiência, superior a 80%.

 

 

Prezado jornalista, favor contatar a BASF, por meio de sua área da Comunicação Corporativa, em caso de informações sobre os produtos e sua correta aplicação. Uso exclusivamente agrícola. Aplique somente as doses recomendadas. Descarte corretamente as embalagens e restos de produtos. Incluir outros métodos de controle do programa do Manejo Integrado de Pragas (MIP) quando disponíveis e apropriados. Os produtos Cantus®, Opera®, Orkestra® SC, Comet® e  Verismo®. estão devidamente registrado no Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento sob os números: 07503, 08601, 08813, 08801 e 18817.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui