Início Notícias Assaí Atacadista inaugura loja ecoeficiente no Rio de Janeiro

Assaí Atacadista inaugura loja ecoeficiente no Rio de Janeiro

Rede de atacado de autosserviço instalou usina solar de aproximadamente 6 mil m² na cobertura de sua nova unidade em Jacarepaguá

0
Divulgação

O Assaí Atacadista está prestes a inaugurar uma nova unidade no Rio de Janeiro, em Jacarepaguá. A loja traz em seu projeto uma iniciativa sustentável: a instalação de uma usina solar na cobertura. São mais de 3 mil painéis fotovoltaicos em uma área de aproximadamente 6 mil m², que têm uma potência instalada de 995 kWp – com essas dimensões, a planta fotovoltaica é considerada a maior do Estado do Rio de Janeiro. Em apenas um ano, a usina vai gerar energia limpa equivalente ao consumo de 707 residências médias e deixarão de emitir cerca de 111 toneladas de resíduos e CO2 na atmosfera. Para a loja, a economia na fatura de energia elétrica será de aproximadamente 50%.

O projeto foi desenvolvido em parceria com a GreenYellow, que aluga a planta fotovoltaica em longo prazo ao Assaí. “Com este empreendimento, o Assaí se beneficiará de uma energia limpa e segura durante 25 anos, usufruindo de um desconto mensal real na conta de energia por meio de um aluguel fixo. Importamos os equipamentos da China, Itália e Alemanha e em menos de 60 dias conseguimos instalar a maior planta fotovoltaica do estado do Rio de Janeiro”, explica Pierre-Yves Mourgue, Diretor-presidente da GreenYellow. Para o gerenciamento da usina, a GreenYellow conta com um time de especialistas que a constroem e monitoram seu desempenho. Para instalar esse tipo de estrutura, são levados em consideração fatores como tarifas das concessionárias de energia elétrica locais e irradiação solar – neste caso, os dados são analisados em um período histórico de aproximadamente 20 anos, para que seja identificado um padrão da intensidade de raios solares que justifique a instalação de uma planta nesses moldes.

“Esta é a 6ª loja em que instalamos esse tipo de tecnologia. Estamos orgulhosos por liderar a aplicação desse tipo de solução no Brasil e, principalmente, por trazê-la ao Rio de Janeiro, inserindo a cidade como referência na discussão e uso de energia com redução de impactos ambientais. A partir dessa instalação, o Assaí avança na geração fotovoltaica em grande escala, com o objetivo de contribuir para uma operação cada vez mais sustentável”, destaca Belmiro Gomes, Presidente do Assaí Atacadista. No Brasil, outras cinco lojas do Assaí já contam com painéis fotovoltaicos nos Estados de Goiás, Pará, Paraná e Mato Grosso. O Assaí já economizou mais de 2 GWh desde o início da parceria com a GreenYellow, em 2016. Essa energia permitiria abastecer toda a região da Barra da Tijuca por uma semana.

Além disso, em parceria com distribuidoras de energia elétrica, a rede implantou estações de reciclagem em algumas de suas lojas, que resultam em descontos na conta de luz dos clientes. Ainda como parte das ações sustentáveis, o público pode encontrar em todas as lojas do país, coletores para descarte correto de pilhas e baterias, que posteriormente são encaminhadas à destinação ambientalmente adequada.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui