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Empresas de consumo e varejistas se reconhecem iniciantes em transformação digital, aponta pesquisa da KPMG

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A maior preocupação dos líderes das empresas de produtos de consumo e do varejo no Brasil é a demanda por velocidade, eficiência e transparência (32%), seguida da competição com empresas de plataforma e comércio eletrônico (29%) e novos concorrentes disruptivos (26%). Estas conclusões estão na pesquisa “Global Consumer Executive Top of Mind 2018”, conduzida pela KPMG Global com 530 executivos do setor de consumo e varejo, dos quais 68 são brasileiros.

Os entrevistados também foram questionados sobre o grau de maturidade de suas organizações em três áreas-chaves. No Brasil, a maioria das empresas indicou ser ainda iniciante em transformação digital (54%), centralidade no cliente (51%) e cadeia de suprimentos responsiva (57%).

Nessas mesmas áreas, apenas 7% indicaram estar em um nível de maturidade avançado em termos de transformação digital, 2% em relação à centralidade no cliente, e 11% em se tratando de uma cadeia de suprimentos responsiva.

A pesquisa também revelou que essas empresas continuam dependentes das lojas físicas. Elas ainda são responsáveis, mundialmente, pela maior fatia de vendas, proporção que é mais acentuada no Brasil, onde, para as empresas respondentes, no último ano, 69% das vendas aconteceram por esse canal, contra 14% por canais próprios na internet, 11% em marketing/venda direta e 6% por lojas virtuais parceiras.

Segundo os executivos do Brasil, no futuro próximo (2020), 61% das vendas ainda devem ocorrer por canais físicos, sendo que apenas 17% dos entrevistados pretendem diminuir o número de lojas físicas. No caso das empresas de produtos de consumo, a tendência de vender produtos diretamente para o consumidor final, sem intermediários, foi indicada por 41% dos respondentes. A pesquisa da KPMG também revelou que 22% das empresas brasileiras respondentes esperam alcançar crescimento na receita de 10% ou mais neste ano fiscal.

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