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Bancos mais valiosos do Brasil somam $14.702 bilhões de dólares de crescimento

Segundo ranking BrandZ Brasil, Bradesco e Itáu estão nas primeiras posições entre as cinco instituições financeiras mais valiosas do Brasil

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Os bancos brasileiros apresentaram aumento expressivo no ranking das 60 marcas brasileiras mais valiosas. Segundo o estudo anual do BrandZ Brasil, Bradesco, Itaú, Caixa, Banco do Brasil e BTG Pactual totalizam, juntas, um aumento de $14.702 bilhões (em dólar).

O Bradesco, que se manteve no segundo lugar (igual a 2017), aumentou o seu valor em 58%, com mais de $7 bilhões de dólares. Em terceiro lugar está o Itaú, que possui hoje o valor de $6,1 bilhões, aumento de 42% comparado a 2017. A Caixa, em 18° lugar, aumentou $790, o equivalente a 12%. O Banco do Brasil, que subiu 15 posições, teve um salto de 127%, chegando a $425 bilhões de dólares, e o BTG Pactual, que atingiu o valor de $271, relativos a 9%.

 

Ranking Marca Valor 2018 Crescimento Valor 2017
2 Bradesco USD$ 7.018 58% USD$ 4.438
3 Itaú USD$ 6.198 42% USD$ 4.359
18 Caixa USD$ 790 12% USD$ 703
38 Banco do Brasil USD$ 425 127% USD$ 187
53 BTG Pactual USD$ 271 9% USD$ 248

O segmento Banco foi o que obteve maior crescimento em relação a 2017 (+44%) e representa, hoje, quase 26% do total das marcas mais valiosas do Brasil. “Houve um expressivo crescimento no valor das marcas de bancos no Brasil, pois mesmo com o advento do digital e millenniums eles têm buscado um posicionamento bastante alinhado com seus propósitos e valores”, destaca Eduardo Tomiya, CEO da Kantar Consulting para América Latina.

NOTAS PARA OS EDITORES

O BrandZ™ Top 60 Most Valuable Brazilian Brands – agora em seu 12º  ano – faz parte do conjunto de classificações BrandZ, que também inclui o Top 100 Most Valuable Global Brands, o Top 50 Most Valuable Indonesian Brands, o Top 50 Most Valuable Indian Brands, o Top 100 Most Valuable Chinese Brands e o Top 20 Saudi Arabian Brands.

 HISTÓRICO E METODOLOGIA

A avaliação da marca por trás do BrandZ Brazilian Top 60 foi realizada pela Kantar Millward Brown e Kantar Consulting. A metodologia espelha aquela que foi utilizada para calcular o ranking BrandZ Top 100 Most Valuable Global Brands anual, que está agora em seu décimo primeiro ano.

Encomendado pela WPP, o ranking é único. Combinando dados financeiros da Bloomberg e da Kantar Millward Brown com opiniões de consumidores obtidas em 1.000 entrevistas com mais de 54.000 consumidores latino-americanos em 34 categorias, o BrandZ™ Top 60 Most Valuable Brazilian Brands é a classificação mais robusta disponível das marcas brasileiras.

 

Para critério de seleção de marcas a serem incluídas no ranking, estas precisam ser caracterizadas como marcas brasileiras locais (originária do Brasil ou que uma proporção relevante de sua empresa esteja localizada na região).

 

As classificações da BrandZ são as únicas avaliações do mundo que levam em conta o que as pessoas pensam sobre as marcas que compram, além da análise rigorosa de dados financeiros, avaliações de mercado, relatórios de analistas, e perfis de risco. A percepção do consumidor de uma marca é um dado chave na determinação do valor da marca, porque as marcas são uma combinação de desempenho de negócios, entrega de produtos, clareza de posicionamento, e liderança.

A percepção do consumidor é usada para determinar a contribuição da marca, que mede a influência somente da marca no valor financeiro em uma escala de 1 a 5 (sendo 5 a mais alta). É uma avaliação da associação de uma marca na mente dos consumidores para promover vendas, predispondo os consumidores a escolherem a marca ou pagarem mais por ela.

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