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Oracle usa Big Data para analisar reações de torcedores nas redes sociais durante a final de França e Croácia

Os franceses compartilharam mais mensagens do que os croatas.

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A festa futebolística mais esperada do ano durou quase um mês, deixando centenas de milhares de comentários nas redes sociais, especialmente durante o último embate entre França e Croácia, em 15 de julho. Usando a ferramenta Oracle Social Relationship Management (SRM) e as soluções de Big Data, a Oracle analisou os comentários para saber o que as pessoas estavam comentando.

Os seguidores da equipe francesa foram os mais ativos a ponto de, para cada mensagem compartilhada pelos croatas durante a final, enviarem mais de 220 mensagens nas redes sociais.

A hashtag mais usada foi #FiersdetreBleus (Orgulho de ser azul), referindo-se à cor da camisa do time francês, enquanto os croatas apoiaram sua seleção com #CRO, referindo-se ao seu país.

O Twitter foi a rede social mais usada pelos seguidores da equipe francesa, com 97% de todas as mensagens registradas, enquanto o Instagram foi o favorito dos fãs croatas, com 71% do total.

As mulheres croatas foram mais ativas, representando 42% do total de mensagens enviadas sobre essa seleção, enquanto as francesas contribuíram com 38% dos comentários nas redes sociais.

Ao traduzir a língua croata, as palavras mais utilizadas foram o Orgulho Croata, Croácia, final, futebol, lutar e campeonatos. Os franceses, em sua língua nativa, usaram termos como ganhar, exterminado, magnífico, grande e todos.

Países como Rússia, Alemanha, Estados Unidos e Bósnia-Herzegovina encorajaram a equipe croata com palavras em seu idioma, ao passo que o apoio em francês foi manifestado por Estados Unidos, Reino Unido, Espanha, México e Brasil.

As redes sociais dizem muito sobre as pessoas – não apenas sobre seus gostos e preferências, mas também sobre o que estão procurando. Portanto, as empresas que conseguem analisá-las e desenvolver estratégias assertivas, baseadas em informações, são aquelas que têm uma vantagem sobre a concorrência.

O Oracle Social Relationship Management (SRM) permite descobrir, analisar e responder mensagens. Ele também permite avaliar o impacto de campanhas e tomar as ações necessárias no momento certo e não quando já for tarde demais.

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