Início Notícias Livro infantil da Sociedade Brasileira de Computação para inspirar as novas gerações...

Livro infantil da Sociedade Brasileira de Computação para inspirar as novas gerações de mulheres na Computação

A obra conta a vida de Ada Lovelace - a primeira programadora do mundo - e faz parte das ações do Programa Meninas Digitais da Sociedade Brasileira de Computação (SBC)

69
0
Divulgação

Contra tudo e contra todos, as mulheres desempenharam um papel fundamental na história da tecnologia. Para contar a trajetória de uma destas personagens femininas, só que desta vez para as crianças, chegará ao mercado o primeiro livro infantil em português sobre “A vida de Ada Lovelace”. Ada reconhecida internacionalmente como a primeira programadora da história, desenvolveu o primeiro programa de computador (algoritmo) muitos anos antes do computador ser construído. A inspiração para criação do livro veio das ações do Programa Meninas Digitais da Sociedade Brasileira de Computação (SBC), patrocinadora do projeto – que tem como objetivo fomentar a inclusão feminina e colaborar no processo de empoderamento de meninas e mulheres na área de TI –, e dos estudos sobre a representatividade das mulheres em Computação.

Com autoria de Sílvia Amélia Bim, ex-coordenadora do Programa e ilustração de Kiara Cabral, a publicação será lançada durante a 38ª edição do Congresso da Sociedade Brasileira de Computação (CSBC 2018), que iniciou no último domingo (22) e se estende até quinta-feira (26), na cidade de Natal (PR). Segundo a autora, a partir de 2015 alguns livros infantis sobre Ada Lovelace foram lançados em língua inglesa. Ela chegou a consultar algumas editoras sobre a possibilidade da tradução para o português e diante da resposta negativa resolveu iniciar o projeto de um livro infantil em português.

De acordo com a autora é necessário desmistificar a Computação cada vez mais cedo. E um livro infantil, contando a história de uma mulher que tem um papel muito significativo na história da Computação, pode ser um elemento importante para motivar meninas a escolherem esta área para atuação profissional. “Além disto, mostra para os meninos que as mulheres sempre contribuíram significativamente para construir a área de Computação. A leitura compartilhada com pais, mães, avós, tios e tias, pode mostrar para toda a família que Computação pode ser uma paixão e uma profissão para todo mundo, independente de gênero”, esclarece Sílvia.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here