Início Artigos Marcos Hashimoto Da expectativa de alcançar para a jornada de possibilidades

Da expectativa de alcançar para a jornada de possibilidades

É possível que o mesmo objetivo que tentamos alcançar também possa ser nossa limitação?

0

Esta manhã eu acordei, troquei de roupa e comecei a correr. Esta é a minha rotina nas manhãs de domingo. Hoje o dia estava especialmente frio, 9° C. A baixa temperatura não me incomoda muito, pois depois de alguns minutos já estou aquecido. O que realmente me incomoda é respirar o ar frio. Meus pulmões sofrem com dor depois de alguns minutos e eu geralmente tenho que parar.
Por alguma razão, esta manhã eu não tive que parar. Na verdade, algo incomum aconteceu. Toda vez que eu corro, estabeleço metas para medir meu desempenho. Eu não sou um ótimo corredor, na verdade, eu não gosto de correr e eu só faço isso para me manter saudável. Eu perco a respiração muito facilmente e é um enorme esforço para conquistar as marcas que eu estabeleço para mim mesmo. Posso correr até 10 minutos direto e depois diminuo o ritmo por uns 5 minutos antes de dar outro sprint. A primeira meta é a mais difícil de alcançar porque o corpo ainda está frio. Aqui perto de casa, esta meta é um semáforo aqui perto, exatamente 15 minutos depois que saio de casa.

 

Bem, então o que aconteceu hoje de diferente para eu não sentir a necessidade de parar? Hoje eu mudei a playlist que eu costumo ouvir. Em vez da tradicional playlist de fitness e corrida que eu uso sempre, eu escolhi uma playlist de rock dos anos 80. Embora não seja exatamente apropriada para correr, eu gostei de ouvir algumas músicas da minha época. Comecei a cantar enquanto corria e me distraí totalmente. Quando me dei conta, olhei à minha volta e não reconheci onde eu estava. Tive que consultar o celular pra saber onde eu estava. Fiquei surpreso ao constatar que eu passei o semáforo há muito tempo. Ao checar o relógio, percebi que eu corri mais de meia hora sem perder a respiração.

 

O que aconteceu? Eu realmente fiquei chocado porque eu nunca poderia imaginar que seria possível correr tanto. Será que é porque eu estava distraído? Será que foi porque eu mudei a lista de reprodução e correr ganhou um significado diferente desta vez? É difícil de explicar. Eu posso pensar em algumas explicações possíveis para esse fenômeno, mas como eu não sou um médico, não leve muito a sério, apenas uma suposição baseada na minha experiência. Durante toda a nossa vida aprendemos a definir objetivos e tentamos alcançá-los. Muitas pessoas aprendem a planejar suas vidas de acordo com o alcance de metas, o que é absolutamente razoável, pois desta forma podemos medir nosso desempenho e crescimento. Estabelecer metas, por outro lado, pode ser complicado também.

 

É possível que o mesmo objetivo que tentamos alcançar também possa ser nossa limitação?
É possível que possamos fazer muito mais do que acreditamos que podemos, mas não acreditamos porque estamos presos a nossos objetivos?
Quando não estamos tentando atingir um objetivo, mas em vez disso, apenas desfrutando a viagem, estamos pensando em possibilidades. Pensar em termos de possibilidades nos dá muito mais espaço para alcançar resultados diferentes e mais impactantes do que atingir metas de curto prazo. Os esforços não podem ser medidos da mesma maneira quando se compara o comportamento de “tentar alcançar” com a abordagem “o melhor de você”. A motivação intrínseca funciona assim, um motor interno que alimenta a nossa determinação e perseverança para realizar algo que está muito mais acima do que uma meta que estabelecemos que o estabelecimento de metas não poderia proporcionar.

 

Eis um exemplo: A preocupação principal dos meus alunos é passar no meu curso, os alunos mais ambiciosos querem obter um ‘A’. Bem, eu acho que o desempenho deles pode ser prejudicado por esta armadilha do ‘A’. Quem sabe qual deles pode fazer muito mais do que apenas obter um ‘A’? Quem sabe qual deles pode ser o próximo Steve Jobs e nosso sistema de classificação está nos impedindo de identificá-lo?
Eu gostaria de testar minha teoria com meus alunos, mas como eu poderia tirar a mente deles deste sistema de classificação? Talvez se eu começasse o semestre abrir o termo concedendo um ‘A’ a todos, então eles não ficariam pensando nisto o tempo todo… Bem, eu não sei, talvez nunca mais venham ao curso depois disso! Por outro lado, se eu prometer a eles uma grande jornada, com uma incrível experiência educacional equivalente à minha playlist de rock dos anos 80, por que não?

 

Faça você um teste. Existe alguma coisa em seu trabalho que você realmente gosta de fazer? Existem metas relacionadas a esta tarefa que você precisa atingir todo mês ou ano? OK, então, esqueça esse objetivo. Basta assumir a tarefa e fazer o que você acha que é certo e fazer o seu melhor. Não se importe mais com os objetivos. Aprecie fazer esta tarefa, explorar o prazer de dar o melhor de si em algo que você realmente acredita. Em seguida, verifique os resultados e você provavelmente vai confirmar que é muito melhor acreditar que está trilhando sua jornada de possibilidades do que ter um esforço enorme para tentar alcançar os objetivos.

 

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui