Início Artigos Marcos Hashimoto Empreendedores são cegos

Empreendedores são cegos

A consciência de que ele não tem a visão do todo é importante para ele não tomar decisões unilaterais.

0

Existe uma famosa parábola hindu na qual um elefante foi apresentado a seis cegos que não sabiam o que era o animal. Ao tocá-lo, cada cego teve sua própria concepção do que era um elefante. O primeiro cego tocou a orelha do elefante e concluiu que o elefante se assemelhava a uma cortina. O segundo cego segurou a tromba e achou que o elefante era muito parecido com uma cobra. O terceiro cego abraçou a perna do elefante e disse que o elefante era como um tronco de uma árvore. O quarto cego, por sua vez, apalpando o torso do animal afirmou que o elefante era como uma grande parede. O quinto cego, ignorando todos os demais disse que o elefante era mais como uma corda, ao brincar com o rabo do elefante. Por fim, o sexto e último cego disse que todos estavam errados, pois o elefante, na verdade é como uma lança, conclusão obtida após se machucar com a ponta da presa de marfim.
Podemos imaginar que, se o animal fosse menor, os cegos teriam uma concepção mais acurada de como seria o animal. Assim como nesta parábola, as grandes empresas são vistas de forma diferente pelos diversos agentes que atuam em função da empresa. Para fornecedores, a empresa é uma fonte de receita, para um cliente, a mesma empresa ajuda a resolver um problema ou atender uma necessidade. Para o funcionário, esta empresa garante o sustento de sua família, o concorrente vê a empresa como o inimigo que precisa ser combatido. Como na parábola, todos estão certos, mas todos igualmente estão errados, pois só tem uma concepção unilateral da realidade.

 

Podemos afirmar com segurança que apenas o presidente da empresa, o sócio majoritário ou o empreendedor fundador são os que tem uma visão mais ampla para entender o que é a empresa e seu negócio? Alguns diriam que sim, mas eu diria que não. Um negócio nascente, tem baixo grau de incerteza, são poucos os funcionários, poucos clientes, poucos fornecedores, pouca complexidade, é um animal pequeno que está na palma da sua mão, no entanto ele é cego com relação ao entorno. O empreendedor ainda não tem domínio do que acontece no entorno do seu negócio: Concorrentes, fornecedores, parceiros, prestadores de serviços, etc. Sua falta de experiência e conhecimento da área dificultam uma visão ampla deste ‘elefante’, se limitando apenas ao que ele conhece.

 

Na medida em que o negócio cresce e se desenvolve, esta relação se inverte, o domínio do entorno aumenta, pois ele passa a conhecer os fornecedores, as regras, o setor, o mercado, o comportamento do cliente, os parceiros que valem mais a pena se aproximar, os aspectos legais, os especialistas do ramo, etc. Por outro lado, seu pequeno animalzinho cresceu e se tornou um elefante e ele não tem mais a visão do todo que tinha antes.
Agora, com mais de 200 funcionários, existem departamentos, funções, divisões de negócios, segmentação de mercado, controles financeiros e contábeis, estruturação de processos, fluxos operacionais, e o empreendedor não reconhece mais sua empresa. Como um cego, a sua visão da empresa se limita à perspectiva que consegue enxergar. Um empreendedor com formação técnica, por exemplo, olha apenas o produto e sua produção. Um empreendedor com formação comercial veria apenas os clientes e suas necessidades. Outro cego com formação em administração só vê os processos e controles financeiros.

 

Assim, todo empreendedor é cego, de uma ou de outra forma. Por outro lado, a consciência de que ele não tem a visão do todo é importante para ele não tomar decisões unilaterais. Contar com ferramentas de gestão que ajudam a olhar o negócio como um todo, como o Balanced Scorecard, e consultar sempre a sua equipe ajuda a ver as implicações das decisões estratégicas diante do todo que é a empresa e não apenas na sua enviesada versão.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui