Esqueci minha senha
Não sou cadastrado
Seja um Membro
 
 
 
publicidade
 
 
 
 
14/02/2012 - 08h45

Starbucks® Brasil inaugura primeira loja sustentável

A Starbucks® é, mundialmente, reconhecida por incorporar ações sustentáveis em toda sua cadeia.
Thales Brandão

CidadeMarketing

ALTERA O
TAMANHO DA LETRA

Inaugurada em maio de 2011, a loja da Starbucks® Brasil localizada no Shopping Rio Sul, no Rio de Janeiro, é a primeira da rede a receber a Certificação LEED na América Latina. Esse atestado é uma certificação para edifícios sustentáveis concedida pela ONG americana U.S. Green Building Council (USGBC), que exige o atendimento de vários critérios como racionalização de água, eficiência energética, qualidade ambiental interna entre outros.

 

Para conseguir se enquadrar nos requisitos exigidos pelo U.S. Green Building Council, a Starbucks® fez alguns ajustes na estrutura da loja durante a sua construção, como: instalação de aeradores nas torneiras, que permitem a redução de 30% do consumo de água; ar condicionado livre de CFC; otimização de energia elétrica de mais de 35% através do uso de lâmpadas LED; maioria dos equipamentos tem consumo eficiente de energia; reciclagem do lixo; piso e forro mantidos da instalação anterior; algumas paredes sem pintura (tijolo a vista) para diminuir o consumo de tinta; 75% do lixo gerado pela obra com destinação correta - doado ou reciclado (não foi utilizada caçamba comum, apenas caçambas credenciadas); 100% de madeira certificada; uso de materiais regionais adquirido de artesões locais; e, utilização de tinta a base de água. Além da campanha de incentivo do uso de transporte público para os clientes da loja.

 

Essa Certificação garante que esta loja, desde sua concepção, passando pela construção e operação diária, trabalha de forma a reduzir o impacto que provoca ao planeta. A Starbucks® é, mundialmente, reconhecida por incorporar ações sustentáveis em toda sua cadeia, desde os materiais de construção ao mobiliário, passando pelo uso racional de água e eficiência energética nas operações diárias de suas lojas.

 

"Nossas novas metodologias de construção ecologicamente sustentável têm a função de nos ajudar a alcançar nossos objetivos ambientais e é algo que usaremos para a implementação de novas lojas, algo muito importante nesse momento de grande expansão da rede. O U.S. Green Building Council e seu direcionamento, tem uma contribuição muito valiosa que influencia diretamente no avanço das nossas iniciativas de sustentabilidade", comenta Ricardo Carvalheira, diretor-geral da Starbucks® Brasil.  Desde o ano passado, todas as lojas inauguradas pela rede já são abertas com o pedido da Certificação LEED feito. A expectativa da Starbucks® Brasil é que, em breve, outras unidades recebam a marca registrada de sustentabilidade fundamental como uma das iniciativas StarbucksTM Shared PlanetTM.

 



 
Comentários
 
 


 
Não consegue ler? Gere um novo aqui

 
publicidade
 

 
RELACIONAMENTO - 27/08 | 23h12
Veja todas as notícias
publicidade
 
 
 
 
 
 
 


www.joww.net | Johnatan Oliveira