Esqueci minha senha
Não sou cadastrado
Seja um Membro
 
 
 
publicidade
 
 
 
 
03/12/2011 - 16h04

Fipe e Buscapé lançam índice para monitorar preços no e-commerce

De acordo com as empresas, preços no varejo online tiveram queda de quase 10% este ano; índice irá monitorar 1,3 milhão de produtos.
Redação

CidadeMarketing com informações da IDGNow!

ALTERA O
TAMANHO DA LETRA

Em parceria com o site de comparação de preços Buscapé, a Fipe (Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas) lançou o Índice Fipe Buscapé. Segundo o órgão, será uma "radiografia dos preços de mais de 1,3 milhão de produtos no e-commerce brasileiro."  Desenvolvido com metodologia da Fipe, a partir de análise de dados do Buscapé e da e-bit (que monitora a opinião de internautas), o Índice foi criado para atender a varejistas, consumidores, imprensa e importadores, entre outros), que não tinham acesso a dados detalhados de preços praticados nas lojas online.

 

"Já há algum tempo tínhamos a intenção de criar um índice de preços ao consumidor na internet e, por isso, fomos buscar o apoio de uma instituição respeitada como a Fipe. Como temos uma base de dados extremamente representativa, tivemos o apoio total da Fundação", diz Romero Rodrigues, presidente do Buscapé Company.  "A composição das compras no comércio eletrônico é bastante diferente da estrutura de pesos dos IPCs", afirma Sérgio Crispim, da Fipe. "De acordo com a e-bit, entre 2001 e 2011 o e-commerce cresceu a uma média de 43,5% ao ano e o Índice nos ajudará justamente a acompanhar a variação dos preços de produtos em 10 categorias e 156 subcategorias, que representam cerca de 80% das compras feitas online", explica.

 

De acordo com ele, as 10 categorias acompanhadas pelo Índice devem representar cerca de 270 bilhões de reais em consumo das famílias brasileiras em 2011, e os 156 produtos monitorados diretamente, em torno de 150 bilhões. "O Índice será um importante indicador do movimento dos preços no e-commerce brasileiro", diz.  Para um resultado mais preciso, Crispim explica que foram considerados somente os preços de produtos classificados como "Únicos" ou mercadorias de diferentes lojas que podem ser consideradas iguais na especificidade de marca e modelo, além de terem sido utilizados somente os preços à vista ou sem acréscimo.

 

Deflação

De acordo com o Índice, os preços ao consumidor no comércio eletrônico apresentaram deflação de 9,6% entre janeiro e novembro deste ano.A categoria que apresentou maior queda nos preços, de 21,8%, foi Fotografia, e a que registrou maior elevação, de 6,6%, Brinquedos e Games.  No caso dos Eletrônicos, que tiveram queda média nos preços de 13,4% no período, o produto que teve maior deflação foi o Conversor Digital, com 23,5%, e o de maior aumento, Auto DVD Player, com 6,9%.  Em termos reais, com o deflator Fipe Buscapé, o Índice indica também que o comércio eletrônico deverá crescer 39,1% em 2011 em relação ao ano passado.

 

Fonte: IDGNow!

 



 
Comentários
Nenhum comentário foi enviado.
Não perca tempo, envie já o seu.
Comente também esta notícia! Clique aqui.
 
 



 
publicidade
 

 
Veja todas as notícias
publicidade
 
 
 
 
 
 
 


www.joww.net | Johnatan Oliveira