As concessionárias de telefonia fixa deram início à campanha de divulgação de metas de universalização do serviço, conforme plano de mídia aprovado pela Superintendência de Universalização, nos termos da Resolução Anatel 536/2009, alterada pela Resolução 569/2011. As metas foram estabelecidas pelo Decreto Presidencial 7.512/2011, que aprovou o Plano Geral de Metas de Universalização para o período de 2011-2015. Durante 10 dias vários canais de TV e rádios veicularão mensagens sobre as metas que precisam cumprir. Veja abaixou quais são as obrigações das teles para os próximos quatro anos:
- Entrega de acessos individuais para todas as localidades com mais de 300 habitantes, instalados em até 7 dias;
- Oferecer serviço em condições adequadas para consumidores com deficiência de locomoção, auditiva, visual ou da fala, que disponham da aparelhagem adequada;
- Adequar menos 2,5% dos orelhões (Terminais de Uso Privado - TUP) para cada tipo de deficiência (de locomoção, auditiva, visual ou da fala) em até 7 dias; atendimento de acesso coletivo para localidades com mais de 100 habitantes.
Toda a divulgação deve ser expressa com objetividade e clareza, além de utilizar linguagem de fácil entendimento para o usuário, sendo que a campanha veiculada na TV também conta com tradução para a linguagem de sinais.
Fonte: IDG Now!