Comprar de presentes na semana do Natal ainda é uma tradição entre os brasileiros. De acordo com uma pesquisa realizada no período de 8 a 21 de dezembro pelo site de leilões Mercado Livre com 215 internautas, 35,6% optaram por realizar suas compras na semana do Natal, enquanto 16,2% vão às compras no próprio dia 24 de dezembro. Os entrevistados informaram que vão gastar 36,3% a mais em presentes este ano em comparação ao ano passado.
A internet é o ambiente de compras escolhido por 8 em cada 10 entrevistados. Para 62,3% dos internautas, a escolha do meio eletrônico se deve a melhores preços, enquanto 39% afirmam que a vantagem é o maior número de opções de produtos e 28% afirmam que preferem a internet para driblar o trânsito das ruas e a aglomeração de pessoas.
Os presentes de Natal mais procurados, de acordo com a pesquisa são artigos eletrônicos (61,7%), CD/DVD (24%), eletrodomésticos (22,2%), jogos e brinquedos (20,3%). A sondagem realizada pela OH! Panel, no site MercadoLivre.com, envolveu um questionário com perguntas fechadas entre internautas com mais de 18 anos, das classes A, B e C.