Thales Brandão
Mestre em Comunicação e Sociedade pela Universidade Federal de Sergipe. Possui graduação em Administração com ênfase em Marketing pela Faculdad...
ver biografia completa
 
Acesse os últimos posts desse blog.
 
Visite outros blogs do CidadeMarketing
 
 
 
 
publicidade
 
 
 
08/11/2017- 00h31

Mônica celebra 10 anos como embaixadora do UNICEF

Em 2017, o tema para a data é "Crianças no Controle".
Thales Brandão

CidadeMarketing

Há dez anos, a personagem Mônica, do quadrinista Maurício de Sousa, era nomeada embaixadora do Fundo das Nações Unidas para a Infância (UNICEF). Em 2017, para celebrar uma década de engajamento pelos direitos dos jovens, o autor abriu as portas de seu estúdio em São Paulo para oito meninas e meninos entre dez e 11 anos de idade.

As crianças assumiram a direção do escritório e, ao final do dia, produziram, junto com o desenhista, uma tirinha especial para a data.

A atividade nas instalações da Maurício de Sousa Produções foi organizada em parceria com o UNICEF como ação preparatória para lembrar o Dia Mundial das Crianças, celebrado no próximo 20 de novembro.

Em 2017, o tema para a data é "Crianças no Controle".

 

 

Confira abaixo a tirinha preparada pelas crianças e o Maurício de Sousa:

A agência da ONU convida adultos em todo o mundo a deixarem meninos, meninas e adolescentes assumir o controle de papéis-chave na mídia, na política, nos negócios, no esporte e no entretenimento. O UNICEF visa estimular a participação dos jovens em áreas que os afetam diretamente, como educação, saúde e proteção contra a violência e o abuso.

O Dia Mundial da Criança foi estabelecido pela ONU em 1954 e é celebrado, a cada ano, em 20 de novembro. Vinte e cinco anos após a instituição da data, a Assembleia Geral das Nações Unidas adotou a Convenção sobre os Direitos da Crianças - ratificada por 196 países. A participação das crianças e dos adolescentes nas decisões sobre temas que lhes são relevantes é um dos direitos fundamentais incluído no marco internacional.

O Brasil foi um dos primeiros países a assinar a Convenção e ratificou esse tratado de direitos humanos no dia 24 de setembro de 1990.

A Mônica e o UNICEF

Muito antes de temas e expressões como protagonismo infanto-juvenil e empoderamento feminino ganharem relevância na mídia e no mundo, a Mônica já era um exemplo da força e da liderança que as meninas podem ter. Há mais de cinco décadas, sua Turma ajuda a transmitir valores como amizade, justiça, respeito à diversidade, entre outros.

Mônica, personagem dos quadrinhos de Mauricio de Sousa, foi nomeada embaixadora do UNICEF no Brasil em 6 de novembro de 2007, mas a aliança entre a Mauricio de Sousa Produções e o Fundo das Nações Unidas vem de longa data.

Em 1993, a Turma da Mônica, com apoio da agencia, apresentou o Estatuto da Criança e do Adolescente de forma divertida, em quadrinhos, para tornar a lei mais fácil de ser compreendida pelas crianças. Desde abril de 2005, Mônica e outros personagens dos quadrinhos de Maurício de Sousa apoiam a divulgação de mensagens do UNICEF para as crianças em suas revistas. Entre as pautas abordadas, estão o direito a educação, ao aleitamento materno e à inclusão das crianças com deficiência, o combate ao racismo e a importância da prática de esportes.

Já como embaixadora do UNICEF, Mônica e seu criador, Mauricio de Sousa, participaram de campanhas nacionais e globais do UNICEF, tais como "Eu faço um mundo melhor para as crianças", "Unidos pelas crianças e pelos adolescentes" e "Pequenas Histórias", entre outras.

 

 

 


 ANÚNCIO

 

 



Confira o RSS deste Blog
Envie
Comentários
 
HISTÓRICO
2009: Jan Fev Mar Abr Mai Jun Jul Ago Set Out Nov Dez 2010: Jan Fev Mar Abr Mai Jun Jul Ago Set Out Nov Dez 2011: Jan Fev Mar Abr Mai Jun Jul Ago Set Out Nov Dez 2012: Jan Fev Mar Abr Mai Jun Jul Ago Set Out Nov Dez 2013: Jan Fev Mar Abr Mai Jun Jul Ago Set Out Nov Dez 2014: Jan Fev Mar Abr Mai Jun Jul Ago Set Out Nov Dez 2015: Jan Fev Mar Abr Mai Jun Jul Ago Set Out Nov Dez
publicidade
 
 
publicidade
 
 
 
 
 
 


www.joww.net | Johnatan Oliveira