Esqueci minha senha
Não sou cadastrado
Seja um Membro
 
 
 
publicidade
 
 
 
 
Thales Brandão
Thales Brandão
É formado em administração com ênfase em marketing pela Faculdade de Sergipe, possui MBA Executivo em Administração com ênfase em Marketing pela FGV-RIO. Professor Universitário, Editor Executivo do CidadeMarketing e Diretor Pedagógico do Tempo de Ideias. Palestrante e Pesquisador nas áreas de Empreendedorismo, Marketing e Redes Sociais. Participou do TedxPraiadeAtalaia em 2013 • thalesbrandao@cidademarketing.com.br

 
03/11/2009 - 02h58

Objetivos Estratégicos, Táticos e Operacionais.

O horizonte do tempo do planejamento em função dos objetivos.
ALTERA O
TAMANHO DA LETRA

Será que os gestores sabem realmente o que significa objetivos organizacionais estratégicos, tático e operacional? 

A confusão é grande. Muitos gestores e acadêmicos definem seus objetivos estratégicos com foco no curto prazo, gerando assim um alto grau de ansiedade e resultados que nunca são alcançados. Os objetivos táticos e operacionais são raramente discutidos dentro das organizações, ficando apenas centrado no estratégico que por sua vez é definido de forma errônea.

 

O planejamento está relacionado com o futuro. E os objetivos organizacionais constituem a mola mestra da administração. As organizações procuram alcançar simultaneamente vários e diferentes objetivos e precisam estabelecer graus de importância e prioridade para evitar possíveis conflitos e criar condições de sinergia entre eles.

 

 

Na realidade, existem três níveis de objetivos organizacionais: estratégicos, táticos e operacionais. Todos os três níveis se relacionam com objetivos da organização: alguns com a organização como um todo, outros com cada divisão ou unidade da organização e outros ainda com cada tarefa ou operação a ser executada dentro da organização. A missão da organização paira acima de todos eles e corresponde ao que a empresa se propõe a fazer, e para quem. É o propósito de sua existência. A visão o que ela pretende do futuro. Ambas devem ser cuidadosamente definidas e divulgadas entre todos os membros da organização para que haja harmonia e sinergia de esforços, ou seja, sistema de esforços cooperativos entre as pessoas da organização.

 

 

Os objetivos se diferenciam em termos de amplitude (espaço organizacional) e de horizonte (tempo). Os objetivos estratégicos são desdobrados em objetivos táticos e operacionais. Esse desdobramento é necessário e essencial, pois permite a implementação através de planos táticos e operacionais. Os desdobramentos dos objetivos maiores em objetivos menores recebem o nome de cascata de objetivos.

 

Segundo Chiavenato os objetivos são definidos da seguinte forma:


Objetivos estratégicos
São os objetivos globais e amplos da organização e definidos no longo prazo, isto é, entre dois a cinco ou mais anos pela frente. (Ex.: aumento do retorno sobre o investimento organizacional.)

 

Objetivos táticos
São os objetivos de médio prazo e que abrangem cada unidade específica da organização. São geralmente objetivos divisionais ou departamentais relacionados com as áreas de produção, finanças, marketing e de recursos humanos da organização. (Ex.: Incentivar a responsabilidade social)

 

Objetivos operacionais
São os objetivos específicos e de curto prazo voltados para a execução das operações quotidianas da organização referem-se geralmente a cada tarefa ou operação especificamente.
(Ex.: Admitir dez pessoas deficientes ao ano e incentivar o consumo consciente)

 

 

Os objetivos organizacionais proporcionam benefícios, como: guias para a ação, motivação e envolvimento dos colaboradores e racionalidade na tomada de decisão. Para serem úteis, precisam ter as seguintes características: ser mensurável, realísticos, desafiadores, definidos no tempo, relevantes e motivadores. Além disso, é importante que os gestores e acadêmicos entendam que as organizações perseguem uma infinidade de objetivos e para isso é necessário tratá-los em escala hierárquica respeitando os prazos e evitando a "síndrome do objetivo estratégico de curto prazo".



Comentários
 


 
Não consegue ler? Gere um novo aqui

 
 
 
Mais artigos
EMPREENDEDORISMO - 21/04 | 09h00
MERCADOLOGIA - 17/04 | 15h54
EMPREENDEDORISMO - 30/03 | 23h13
MERCADOLOGIA - 23/03 | 20h59
Veja mais artigos
 
publicidade

 
publicidade
 
 
 
 
 
 
 


www.joww.net | Johnatan Oliveira