Esqueci minha senha
Não sou cadastrado
Seja um Membro
 
 
 
publicidade
 
 
 
 
Leonardo Lanzetta
Leonardo Lanzetta
Bacharel em marketing pelo Centro Universitário da Cidade, Leonardo Lanzetta é Sócio e Diretor Executivo da DIA Comunicação (São Paulo, Rio e Fortaleza) e atual Vice-Presidente de Agências do POPAI Brasil. Possui vários trabalhos premiados entre os quais realizou para Coca-Cola Brasil, Lóreal, Oi, O Globo, Petrobras, entre outros. Twitter: @lanzatt

 
09/08/2009 - 21h31

O shopper vai às compras

A diferença entre consumidor e o shopper é um dos pontos principais que deve ser avaliado na hora de criar a comunicação para o PDV.
ALTERA O
TAMANHO DA LETRA

Independente do porte, os pontos de venda sempre buscam atender às necessidades de todos que ali passam. Sempre com variedades de marcas e produtos, trata-se de um universo cada vez mais competitivo, que disputa a atenção e a preferência do público.

 

Engana-se, porém, aqueles que pensam que o público-alvo em um PDV é somente o consumidor. O comprador, ou seja, aquele que decide o que e quanto levar para casa, nem sempre é o próprio consumidor. Pelo contrário. Podemos assim caracterizar a esposa que compra espuma de barbear para o marido e iogurte para os filhos ou o pai que compra produtos de limpeza para a casa.

 

A diferença entre consumidor e o shopper é um dos pontos principais que deve ser avaliado na hora de criar a comunicação para o PDV. O shopper é influenciado por todas as variáveis do ponto de venda e sempre analisa o custo/benefício dos produtos escolhidos para cada situação. Assim, antes de se criar a estratégia e executar uma ação, é preciso conhecer melhor os hábitos de compra e trabalhar o PDV para, não só atender todas as expectativas do shopper.

 

A maioria das empresas, hoje, dedica parte de seus recursos para entender o perfil dos consumidores e as motivações de consumo. Porém, muitas ainda desconhecem os "drivers" de compra e as necessidades dos seus shoppers. Considerando que a maior parte das decisões de compra são feitas no PDV, o trabalho deve começar com a análise do comportamento do shopper, em diferentes ocasiões de compra, além dos canais de distribuição e trade. A partir deste conhecimento, há recursos para se criar uma comunicação dirigida, onde o shopper terá um ambiente de compra mais adequado.

 

O grande desafio é desenvolver novas formas para envolvê-lo e atendê-lo, direcionando a comunicação no local por meio de peças e ações customizadas. É necessário que ele, no local das compras, conheça os benefícios das marcas e dos produtos de forma clara e rápida. Com isso, poderá ser influenciado a ponto de comprar uma marca absolutamente diferente da que decidiu quando ainda estava em sua casa, ou de levar um produto que nem sequer necessitava naquele momento.

 

Atrair e conquistar o shopper não são tarefas fáceis. Desde a embalagem até a exposição, o posicionamento da mercadoria, o preço do produto e as ações pontuais no PDV são fatores que precisam ser estudados, planejados e executados de acordo com o perfil do shopper que se quer atrair. Ou seja, para o sucesso da iniciativa, não basta algo criativo. Precisa também ser inteligente e inovador. Somente assim, a comunicação no PDV é revertida em vendas.



 



 
Comentários
Nenhum comentário foi enviado.
Não perca tempo, envie já o seu.
Comente também este artigo! Clique aqui.
 
 
Mais artigos
MERCADOLOGIA - 05/02 | 21h55
MARKETING DIGITAL - 02/02 | 10h28
EMPREENDEDORISMO - 21/12 | 08h55
VAREJO - 12/12 | 18h46
Veja mais artigos
 
publicidade

 
publicidade
 
 
 
 
 
 
 


www.joww.net | Johnatan Oliveira