Outro dia, li uma pesquisa que apontava que uma criança, durante a sua infância, recebe até 40.000 "nãos" a mais que "sims". Creio que não nesta mesma proporção, mas algo parecido acontece nos primeiros anos de um negócio. Vencer este desafio é o Terceiro Mandamento do Empreendedor.
Quando iniciamos um negócio, começamos empolgados com a oportunidade. Apresentamos o projeto da empresa para algumas pessoas mais próximas, conversamos com familiares e todos dizem ser uma ideia genial. Sendo assim, o empreendedor se convence de que o negócio é bom e dá início ao processo de abertura da empresa. Já nesta primeira fase, o empreendedor descobre que não é tão simples assim. O processo de abertura leva pelo menos 3 meses, contando da assinatura do Contrato Social até o recebimento de todos os números de inscrições necessários para operar (CNPJ, CCM, IE etc.). Descobre que existem as regras e as burocracias a serem respeitadas, e assim os primeiros nãos de sua jornada.
Porém, passada a constituição da empresa, parte então para a busca da clientela, e aqui começa a perceber que a empolgação de seus familiares e amigos próximos não reflete a opinião do mercado. Muitos contatos e reuniões depois e o empreendedor começa a perceber que para cada ‘sim' ele recebe, em média, outros 10 ‘nãos', sem contar aqueles que nem se interessaram em recebê-lo. Então, passa a perguntar-se: quando isso vai mudar?
Confesso que não tenho essa resposta, mas digo a você que independentemente de quando isso mudará, NUNCA ACEITE NÃO como resposta. Seja persistente, insista. Se aquele cliente disse ‘não', questione, tente entender o porquê, mude a estratégia. Talvez ele não tenha entendido o seu produto e suas vantagens e peça para lhe dizer os motivos que o levaram a fechar com seu concorrente. Aprenda e vá atrás de outro, guardando este prospect para outro momento. Construa relações mesmo com aquele que lhe deu um solene ‘não' no primeiro momento.
A chave para se ter sucesso nos negócio é não aceitar um ‘não' facilmente. No mundo de hoje, concorremos não só com outras empresas do nosso próprio segmento, mas também com o tempo: o tempo de seu cliente parar para realmente lhe ouvir e prestar atenção naquilo que está sendo oferecido. Portanto, não desista e tente ao máximo ter toda atenção dele.